segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Altos e Baixos

“Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida!”

desert_flower

O que aconteceu com o profeta Elias? Que diferença gritante entre o herói que a Bíblia menciona no capítulo 18 e o homem deprimido sobre o qual lemos no capítulo 19.

Ás vezes, depois de um período de intenso estresse, mesmo que esse estresse resulte em sucesso e vitória, algumas pessoas são dominadas pela depressão.

Elias, um homem que não sentiu o menor receio de enfrentar quatrocentos e cinquenta falsos profetas, pouco tempo depois estava morrendo de medo, só pensando em fugir para salvar sua vida. O mais intrigante é o fato de que tanto medo foi provocado pelas ameaças de uma mulher.

O homem cheio de coragem, que, anteriormente, tinha orado para Deus mandar fogo do céu e queimar o altar dos falsos profetas, agora,  deseperado, pedia parao Senhor acabar com a sua vida, porque ahcava:”Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados” (v. 4b).

É interessante notar que Deu não ficou irado com seu servo e nem foi severo com ele. Carinhosamente, o Senhor alimentou Elias e o deixou dormir. Depois, falou com ele com voz calma e suave (v.12), mostrou que ele não estava sozinho (v.18) e que ainda tinha um trabalho importante a realizar. (Vs. 15-16).

Ás vezes, quando encontramos alguem sofrendo de depressão, ficamos tentados a pregar sermões ou julgar aquela pessoa. É muito comum confundirmos uma doença com um problema espiritual. Nós somos corpo, alma , espírito e precisamos, como Deus demonstrou no episódio enfretado por Elias, cuidar da nossa saúde física, emocional, mental e espiritual. Que possamos ser cuidadosos conosco e amáveis, amorosos e compreensivos com as pessoas que sofrem, assim como o Senhor foi com seu servo Elias.

ImagensDisol1

 

Judith

Nenhum comentário:

Postar um comentário