domingo, 13 de fevereiro de 2011

Alimentação requer mais cuidados durante o verão









Intoxicação alimentar pode atrapalhar o ritmo das férias; especialista dá dicas sobre o tema.
Com o verão, as pessoas buscam pela boa forma e melhora do condicionamento físico e isso, às vezes resulta na alteração dos hábitos alimentares. O clima também é um dos fatores para termos uma alimentação inadequada, já que a temperatura elevada pode mudar o apetite das pessoas que passam a se alimentar em quantidade menor e de forma errada. Mudança essa que não é acompanhada por um nutricionista. Entretanto, não podemos deixar de lado alguns cuidados essenciais para nos sentirmos melhor e até mesmo para não ter qualquer problema com intoxicação alimentar que é muito freqüente nesta época do ano.
Os sintomas mais comuns são náuseas, dor abdominal, vômito, diarréia e febre. Em caso de suspeita da doença, a pessoa deve repousar, ingerir bastante líquido, verificar a temperatura corporal e observar o aspecto das fezes. “Aqueles que apresentarem qualquer um desses sintomas devem procurar uma unidade de saúde imediatamente”, recomenda Fátima.

A nutricionista orienta ainda que é muito importante prestar atenção ao escolher um local de venda de alimentos, principalmente quando se está na praia. A melhor opção são estabelecimentos fixos ao invés de ambulantes. É imprescindível observar a higiene dos manipuladores dos alimentos, se eles estão com as roupas limpas, cabelo preso e unha curta (de preferência sem esmalte). Procure sempre um comércio que tenha pia para higiene das mãos de seus consumidores. A especialista acrescenta ainda que a população deve dar preferência para ingerir alimentos com a menor manipulação possível e uma das opções são os produtos industrializados.

Alguns cuidados especiais devem ser tomados ao ingerir frituras, pois é muito importante observar a condição do óleo que deve ser claro e não apresentar espuma. Os lanches naturais também são alvos de intoxicação alimentar, sendo que em muitos deles contém maionese e este tipo de alimento é muito sensível ao calor. Já a lata de refrigerante deve ser limpa, principalmente a superfície, antes de ser aberta e consumida.
 o aumento da temperatura, nosso organismo também perde mais água e sais minerais através do suor, o que torna mais importante o cuidado com a hidratação. A ingestão de líquidos deve ser frequente durante todo o dia, principalmente para as crianças e idosos. “Quando sentimos muita sede, é porque já estamos precisando de água. Para nos hidratarmos bem, as melhores opções são água, os sucos naturais de frutas, chás e água de coco. O recomendável é ingerir de 1,5 a 2 litros de líquidos por dia”, comenta Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário